logo

publicado em:30/10/20 3:24 PM por: admin Sem categoria

Como escolher o melhor formato para a captação de recursos?

Publicado em 22/10/2020 por Grant Cobb:

Decidir que sua organização precisa captar recursos é simples; as despesas do programa são altas, você deseja crescer e fazer mais para servir à sua causa e os orçamentos são limitados. A parte mais difícil é escolher como arrecadar mais e melhor (custo-benefício).

Você deve usar mala direta, e-mail ou algum outro canal? Para simplificar, forneceremos alguns benefícios dos dois maiores canais de captação de recursos para ajudá-lo a escolher a melhor opção para sua organização.

Mala direta

A mala direta aparentemente existe desde sempre. Devido ao seu uso generalizado, existem vários mitos sobre a mala direta, como a ideia de que ela está indo embora, o que simplesmente não é verdade. A mala direta ainda é o maior motivador de doações no espaço sem fins lucrativos, e nada indica que isso mude no futuro. Se você quiser aprender um pouco mais sobre mala direta, aqui está uma visão geral do canal para captação de recursos para organizações sem fins lucrativos (OSCs).

As taxas de resposta a solicitações de mala direta são cerca de 10 vezes maiores do que qualquer canal digital (incluindo e-mail). Além disso, pessoas de todas as idades são estatisticamente mais propensas a contribuir para uma campanha de mala direta, então isso não se limita a públicos mais velhos.

Campanhas de mala direta também são incrivelmente “fáceis de fazer”. É tão simples quanto escrever uma carta e enviá-la aos seus doadores ou clientes potenciais. Para começar, você deve entender como escrever na “voz do doador”, centrado no doador (donor centric) e conhecer as melhores práticas para escrever uma carta de solicitação recursos. Existem profissionais especializados em contar histórias por meio de cartas.

Ao escrever seu apelo, certifique-se de entender como um doador lê sua carta. Com todo esse conhecimento, sua captação de recursos por mala direta com certeza será um sucesso.

Como um canal, a mala direta também mantém o rastreamento de dados simples. Você obtém realisticamente um dado de resposta de uma campanha – seja um indivíduo doado ou não. É importante manter o controle de quanto eles deram e a que apelação em resposta, mas em geral, a mala direta torna o gerenciamento de dados mais fácil.

Realize testes e ofereça diversas formas de pagamento.

O email

Desde o boom da Internet, o marketing por email cresceu e se tornou um canal massivo para empresas lucrativas e OSCs. Nos últimos 30 anos ou mais, vimos um crescimento em escala e sofisticação do marketing por e-mail e chegamos a um ponto em que quase todas as grandes marcas estão utilizando o canal. Quase não há razão para não usar o marketing por email como parte de sua estratégia de captação de recursos.

O marketing por email tem a vantagem de ser de baixo custo em qualquer escala. Não existe um método de comunicação de massa mais barato para alcançar diretamente os doadores com um apelo. Os baixos custos de captação de recursos por e-mail tornam este canal uma ótima maneira de chegar aos seus doadores com frequência.

Além das doações que você verá em resposta, apenas mostrar a marca da sua organização sem fins lucrativos aos doadores com mais frequência os mantém engajados e mais propensos a doar em algum momento no futuro. Obter nomes para futura solicitação (leads).

A captação de recursos por e-mail também é incrivelmente fácil de fazer. Com ferramentas como o Mailchimp e outras para ajudá-lo a criar seus recursos, não há razão para que você não consiga projetar e enviar facilmente uma campanha de e-mail. Na verdade, a parte mais difícil de seu apelo pode ser aprender como pedir doações.

Testes e montar uma boa base de dados seguindo a nova LGPD (lei de proteção de dados) são também desafios deste canal.

Agora você tem a difícil escolha de qual canal de captação de recursos é o certo para você e sua organização sem fins lucrativos. A boa notícia é que a maioria das práticas recomendadas de captação de recursos recomendaria o uso de vários canais.

A captação de recursos multicanal e o marketing em geral são conhecidos por melhorar os resultados de cada canal individualmente e como um todo. Se você está tentando maximizar seus resultados, é uma boa ideia criar campanhas de captação de recursos em vários canais. Se você estiver interessado no que os especialistas do setor têm a dizer sobre a captação de recursos multicanal, aqui está um ótimo vídeo para ajudá-lo a compreender e aplicar melhor o conceito: 

*Traduzido e adaptado por Michel Freller de: https://www.nonprofitpro.com/article/direct-mail-vs-email-fundraising-choosing-the-right-format/#ne=13a5cce5166771a968a93f29e695a0b8&utm_source=nonprofit-pro-today&utm_medium=newsletter&utm_campaign=2020-10-24





Comentários



Adicionar Comentário